Diálogo interno para o sucesso

DIÁLOGO INTERNO PARA O SUCESSO

Quais são os seus paradigmas para o sucesso, quantos são os obstáculos invisíveis que só você vê e que não te deixam decolar para uma vida bem sucedida? Eis aqui uma breve reflexão do quão grande são as possibilidades de crescimento pessoal, social e profissional que você está deixando escapar pelos seus dedos por não se permitir fazer um diálogo assertivo consigo mesmo. William Shakespeare disse: “Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar”. Seguindo a frase do pensador, podemos concluir que o medo é sim o principal vilão dos inúmeros pontos de fracasso que levam uma pessoa para uma trincheira de infinitas dúvidas de uma batalha cuja a qual a vitória não lhe sorrirá.

Nosso diálogo interno na maioria das vezes é provido por informações que nossa mente capta em nosso cotidiano das decorrentes fontes de ideias divulgadas pelos diversos tipos de mídias existentes, bem como da conclusão de mentes alheias, compartilhadas conosco, de fatos vividos por nossos interlocutores no dia a dia, e pela qual não filtramos antes de recepcioná-las em nosso cérebro. Um diálogo interno de boa qualidade precisa de uma boa matéria prima para não se tornar um gerador de dúvidas no nosso convívio com as diversas situações encontradas na vida, não podemos permitir que uma simples notícia negativa entre em nossa mente, sem passar pelo crivo do nosso questionamento, ou seja, isso é relevante ou não? Devo temer ou não? Sim, muitas das dúvidas que nascem na mente de uma pessoa é decorrente de informações expostas de forma exagerada pela mídia e compartilhada nas redes sociais, na sua maioria por pessoas, que vendem sua paz, a troco de nada, pela má influência contida nas referências divulgadas.

Mas como eu faço para me proteger desse bombardeio de informações geradas por um número tão grande de anunciantes? Bem, como já citei aqui, é importante filtrar todo e qualquer elemento recebido por esses diversos tipos de canais. Nunca compre a dor de cabeça que não lhe pertence, vigie as notícias que você recebe, não divulgue aquilo que não agrega para você, nem ao outro, pois quando você repassa à frente uma ideia perturbadora, você está reforçando aquilo e como consequência a preocupação te consumirá.

Uma ótima técnica para se evitar o consumismo emocional é você respeitar o tempo de acordo com o seu período de acontecimento, ou previsão para acontecer. Viva o aqui e agora, o ontem já passou, o amanhã está por vir e o hoje está aqui e agora, viva apenas o hoje, deixe o passado para trás, o presente você não tem controle, é muito possível que o que está te tirando o sono, nem mesmo virá acontecer. Lembre-se: a melhor vingança é o perdão, até porque a atitude de perdoar te beneficiará na higiene da sua mente, para que você possa tocar sua vida com serenidade, harmonia e principalmente saúde mental.  O perdão é o segredo dos sábios, é a poderosa arma do bem, perdoar é dar a si próprio uma nova chance de renascimento psíquico, é emanar ao universo as mais puras energias, é agradecer a Deus pela graça da vida, é cumprir o mandamento ensinado pelo grande mestre Jesus Cristo que disse: “amai-vos uns aos outros, assim como vós os amei”.

Procure sempre alimentar o seu cognitivo com boas influências, e estas você irá encontrar em bons livros, em boas palestras, em blogs de qualidade, hoje em dia temos os podcast que são ferramentas maravilhosas, cuja a maioria divulgam entrevistas com grande nomes do sucesso nas mais diversas áreas que você imaginar, sem contar com os audiobooks de livros que te norteiam em direção ao êxito.

Não esqueça, sua mente mente para você, é sim um golpe de mestre do nosso cérebro quando ele passa a mensagem “de que não vamos conseguir, de que não somos capazes e que devemos desistir”, afinal, nosso cérebro quer sim evitar o mínimo de esforço extra em se tratar de assumirmos um compromisso que diverge de qualquer coisa diferente da zona de conforto que estamos acostumados. Você tem total poder de administrar sua vida, como desejar, você tem livre arbítrio, lembra? Então faça isso da melhor forma possível, viva e viva bem, com intensidade, com pensamentos, sentimentos e emoções saudáveis. 

Te desejo de coração que você se encontre intimamente com o melhor de sua versão, que você estude, pratique e ensine, e principalmente que você continue uma longa e prazerosa existência sendo uma magnífica ferramenta do bem.

Com carinho, o amigo Gaudi Vieira.

About Author:

Eu, Gaudi Vieira, sou um apaixonado pelos temas relativos à excelência pessoal e profissional buscando sempre compartilhar o que há de melhor no resultado de minhas pesquisas sobre o assunto.

Leave Your Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *