GERANDO VALOR
Quando o tema é gerar valor, algumas pessoas serão levadas a pensar apenas nas relações pecuniárias ou monetárias, no aspecto financeiro mesmo, mas aqui vamos muito mais além, vamos refletir na essência do que o próprio termo quer expressar sobre a construção de valores, nas mais diversas áreas da existência do ser enquanto humano, bem, cabe aqui lembrar que em tempos de política capitalista, há muitos membros da sociedade que esquecem da ideologia de humanidade e regem suas ações pelo egoísmo e egocentrismo e isso não gera valor algum, muito menos a si próprio.
Para a geração de valores é muito importante que alguns pontos sejam repensados, como por exemplo, você buscar dentro de si o verdadeiro motivo pelo qual abraçou algum projeto ou empreitada com o social ou até mesmo no singular, ou seja, de você pra você mesmo. Quando você traz clareza pelo qual define o propósito daquilo, começa aí lampejos de “porquês” e “para quem”, então esses mindsets te direcionam pelo caminho da satisfação e da contribuição como um todo.
Grandes empresários que ascenderam sozinhos tiveram como principal premissa o porquê fazer algo e para quem fazer? E isso é um fator decisório em qualquer carreira, saber claramente do porque se envolver numa determinada área ou coisa, é o que vai gerar os resultados almejados dentro do propósito coletivo.
O mega empresário e escritor Flávio Augusto é um exemplo que posso citar aqui, com muita tranquilidade, de um cidadão preocupado com o bem estar social dentro dos valores empreendidos através de suas atividades empresariais. É também um respeitado influenciador no mundo dos negócios, seguido por grandes líderes dos mais diversos segmentos corporativos, não é a toa que os seus principais canais de mentoria leva o nome de “Geração de Valor”, o que nos aponta o interesse deste empresário em direcionar seus seguidores para um caminho de crescimento e sucesso, sempre com foco em agregar valor em seus empreendimentos, e acreditem, Flávio Augusto cresceu na periferia do Rio de Janeiro e seu primeiro emprego aos 19 anos foi num trabalho ao qual não tinha um salário como pagamento, apenas comissões de vendas numa atividade que consistia em prospectar novos alunos para uma escola de inglês, e atualmente é proprietário da “Wise Up” uma das mais importantes redes de ensino de línguas do país, seu patrimônio empresarial já atingiu de longe os 8 dígitos, isto é, um negócio bilionário proveniente da mente de um homem que sempre carregou como legado a bandeira do “gerar valor” em tudo que fizer. Talvez você esteja se perguntando o motivo pelo qual eu trouxe aqui a história de Flávio Augusto, eu posso te garantir que não é para enaltecê-lo como um construtor do sucesso, até porque ele não precisa disso, mas sim, para que possamos juntos entender que quando nossa preocupação em qualquer empreendimento é gerar valor no que fizermos, isso é o que vai impactar diretamente na vida das pessoas e condensar o seu legado, a sua mensagem de vida como colaboração ao próximo. Eu sugiro que você pesquise no Youtube ou Facebook o canal “Geração de Valor” e absorva ao máximo os ensinamentos deste grande mentor, para sua jornada empreendedora.
É indispensável que possamos agregar valor a tudo que empreendermos, não importando se há interesse de retorno financeiro ou uma simples satisfação numa obra social, o fato de se colocar interesse em ajudar as pessoas com suas necessidades, por mais diversas que seja, não garantirá um sucesso imediato, mas sim, a certeza de um projeto bem sucedido e estruturado com o passar do tempo. A geração de valor pode ser percebida numa simples atitude de relacionamento interpessoal e porque não até no convívio conjugal. No maior livro de orientação, através dos bons princípios que existem há mais de 2.000 anos, a Bíblia Sagrada, Jesus já nos apresentava dentro de seus ensinamentos a importância de se viver uma vida com base nos valores divinos.
Não perca a oportunidade de gerar valor e conquistar o mundo através do legado que você deixará, inserido numa mensagem forte e impactante. Demonstre seu valor até mesmo nos pequenos gestos e compartilhe o amor através da compaixão.