PARA RECONSTRUIR É PRECISO DESTRUIR
Ao iniciar uma obra, seja ela na construção civil, literária ou de arte, você precisará fazer algumas concessões e estas na maioria das vezes poderá lhe custar algo de valor, estimativo ou monetário, às vezes apenas uma permuta, ou seja, uma simples troca do que você tem, pelo que você quer. A priori não há como você ter o essencial sem abrir mão do trivial, em bom português, se você quer conquistar coisas novas na vida, terá que adquirir o hábito do desapego, você não conseguirá colocar nada de novo na sua vida se o velho ainda estiver lá, é necessário que faça acontecer o ato da substituição. É preciso que se limpe o terreno e remova todo o entulho para que um novo prédio seja construído ali no mesmo local. Para construir é preciso destruir. A lei da física é muito clara quando diz: “dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar ao mesmo tempo”, no entanto, na maioria das vezes temos o costume de adquirir uma nova peça e insistir em guardar a velha e aquilo fica ali por muito e muito tempo, ocupando lugar e até cai em esquecimento, juntando poeira e trazendo más energias, enquanto você fica tentando adivinhar o que é que está te atrasando, sim, esse é um hábito que só tende a te atrasar. Uma vez que você fica apegado àquilo que não te agrega valor, seu cérebro não consegue trabalhar em prol de produzir o novo, desenvolver insights de produtividade em direção ao sucesso e por aí vai.
SUBSTITUIR OU INSISTIR
Quando o tema é “dar lugar ao novo” é preciso fazer alguns questionamentos muito pessoais: “vou guardar o ítem antigo?”, “isso ainda acrescentará algum valor na minha vida?” Eu ainda preciso disso?, e partindo daí você poderá fazer para si próprio as seguintes afirmações: “não guardarei coisas velhas que não somam mais nada em minha vida”, “não, eu não preciso ficar com isso” e “esta peça poderá ajudar alguém que realmente precise e é por isso que passarei para frente” só partindo dessas reflexões de perguntas e respostas é que você perceberá que há utensílios, materiais e até pessoas que não comportam mais a permanência na sua vida. Veja bem, você acaba de comprar uma geladeira nova para sua cozinha e ao dar aquela última olhada para a peça velha, não conseguindo de desfazer da mesma, a coloca num cantinho de uma garagem ou um quartinho qualquer, só até encontrar um cantinho melhor para ela e assim passam meses e até anos e lá está aquela peça empoeirada criando baratas e outras impurezas que não ajudam em nada e o que é pior, essa mesma geladeira poderia estar servindo uma família carente e que poderia estar também cuidando muito bem dela e se beneficiando de sua utilidade.
UMA LEMBRANÇA DOS MEUS 14 ANOS
Certa vez, um proprietário de um mercadinho que comprara um velho chalé de madeira ao lado de seu estabelecimento comercial e ao desmanchar o casario, solicitou aos peões da obra que colocassem todas as telhas que eram francesa e de barro, empilhadas ao lado no mesmo terreno, alegando que iria vender mais tarde com a ideia de faturar uma grana extra, guardou ali pilhas e pilhas de telhas velhas que nunca atraiu interesse de ninguém e o comerciante nunca tirou tempo para ofertar aquele material velho que já estava coberto por limo. Anos depois, aquele amontoado de objetos já teria se transformado em um criador de roedores que consequentemente foi o que trouxe também a criação de cobras e pasmem, até uma coruja tinha ninho ali. Se aquele material tivesse sido doado para alguém que realmente tivesse precisando, esse teria sido bem aproveitado e quem sabe até teria protegido do sol e da chuva alguma família necessitada, mas não, mais de mil peças de telhas acabaram por apodrecer em meio a umidade e naquele lugar nada foi feito, não foi possível fazer ali nada de útil em decorrência do lugar estar ocupado por um monte de entulho e consequentemente lixo. Agora, vamos imaginar que no lugar em que as telhas ficaram por vários anos até apodrecerem tivesse sido limpo e utilizado para cultivar flores, ou fazer um parquinho para as crianças brincarem, já que o lugar possuía uma agradável sombra ou até mesmo construir ali uma área prazerosa para seus funcionários curtirem enquanto estivessem nos seus horários de almoço.
A RECONSTRUÇÃO MENTAL
Muitos de nós nos abstemos de conquistar coisas novas, maravilhosas, nos privamos de trilhar um caminho promissor em direção ao sucesso, justamente por não estarmos dispostos a nos limparmos do que não serve mais, não estamos dispostos a arrancar de nós a velharia que não nos ajuda em nada, e na nossa mente não é diferente, estamos carregando um peso proveniente de uma grande quantidade de entulho que nos acompanha por longos anos, nos colocando sempre numa situação de mediana para baixo, sim, somos os únicos responsáveis por não estarmos em condições melhores em relação ao que vivemos. Nossa mente mente para nós, estamos entupidos mentalmente por uma quantidade muito grande de paradigmas, crenças limitantes que nos forçam a aceitar como nossos resultados apenas a derrota, a pobreza, o fracasso e até mesmo uma baixa autoestima. Precisamos urgentemente dar início ao processo de limpeza deste terreno mental que há muito tempo já está carregado de restos, escombros e ferros retorcidos que são os verdadeiros responsáveis pelo insucesso imposto a nós de forma compulsória e tendenciosa. Vamos agora trazer toda essa metáfora para a prática em relação ao cotidiano da nossa mente, uma reprogramação mental será muito bem proveitosa quando nós mesmos estamos inteiramente dispostos a mudar, sim, essa é uma opção que deverá partir de nossa própria vontade, não haverá transformação alguma se realmente você não estiver incomodado com sua atual situação. O calo precisa doer e muito, caso contrário você ainda estará em sua zona de conforto, acomodação é um fator que predispõe você a se tornar uma pessoa conformada com as calamidades que acontecem no seu dia a dia e isso não é uma coisa saudável, e não pode ser uma opção para quem realmente quer mudar de vida.
LIMPEZA PESADA
Precisamos começar removendo todo o lixo mental que carregamos, para que possamos fazer depósitos de material produtivo no lugar, muitas vezes ao assistir uma rápida notícia na tv, ficamos matutando aquilo por muito tempo como se fosse uma verdade absoluta que nos impactará diretamente, só que isso só irá acontecer com a nossa permissão. Talvez você esteja se perguntando agora: “mas, como eu começo esse processo?” Bem, é simples porém, é preciso ter atitude e determinação, pois todas as guerras contra sua própria mente, lhe renderão grandes batalhas.
A DOR DA MUDANÇA
À primeira vista você dirá que as ações necessárias são totalmente radicais, mas lembre-se, o processo é doloroso mas necessário, não será fácil, mas valerá muito a pena. Para que um resultado positivo, proveniente da mudança seja uma realidade na sua vida, você terá que abrir mão de alguns velhos hábitos que não te beneficia em nada, como por exemplo: o simples ato de sentar-se à frente de um telejornal, uma novela ou um programa qualquer que lhe consome horas e horas do teu dia e não te ajudará em nada a não ser te causar preocupação. Eis aqui o início de uma grande destruição na tua vida, e esta é o calcanhar de Aquiles de milhares e até milhões de pessoas que todos os dias seguem na corrida dos ratos devido as mesmas ações diárias, que fazem com que a grande massa medíocre viva todos os dias o mesmo dia. Tome as rédeas do controle da sua vida, não permita mais ficar trilhando um caminho que não te levará a lugar algum. Substitua pelo menos uma hora de televisão diária por uma boa leitura de algum livro que trará informações que propositalmente não te deixará sem resposta para todos os seus questionamentos em relação ao sucesso. E assim, estou te entregando de bandeja um dos principais segredos do sucesso que é o ato de ler aquilo que realmente te colocará de frente para uma vida de possibilidades. Uma vida de abundância requer um grande esforço pessoal, um comprometimento com os teus próprios sonhos, você terá que fazer um bom planejamento de seus sonhos transformando-os em metas e para que você não fraqueje no meio do caminho e volte a mediocridade, será necessário todos os dias dar um passo à frente, poderá ser até passos pequenos de formiga em direção as suas metas. Leia pelo menos três páginas de um bom livro diariamente, escute audiobooks, cuide de sua alimentação, faça meditação, exercícios físicos e reforce sua fé.
DESEJO DO AUTOR
Meu desejo é que você esteja disposto a encarar esse processo e que possamos lá na frente nos encontrarmos e você se dirigir até mim e com uma satisfação enorme demonstrada por um grande sorriso me diga: “Gaudi, hoje sou uma outra pessoa, graças a Deus e ao seus conselhos através dos seus artigos”, então eu possa te dar um aconchegante abraço e susurrar no seu ouvido: “eu também!”.
Um grande abraço e fique com Deus.